1 de março de 2025

|

por: Milton Medusa

|

Categorias: Dicas

Aprendendo vários repertórios simultaneamente

(Disk Medusa!)

Olá, pessoal!

Satisfação em voltar a escrever por aqui para podermos continuar a trocarmos ideias musicais!

Bem, eu trabalho com vários projetos regularmente, mas costumo brincar que o “Disk Medusa” está sempre de plantão, pois geralmente entram em contato comigo para tocar em eventos ou shows específicos, às vezes de última hora, além das consultas sobre conteúdos diversos, o que muito me honra, sem dúvida. Acredito que isto se deve ao meu tempo de estrada e, também, a seriedade que encaro cada projeto que me envolvo. Porém, para dar conta de toda esta demanda, tive que criar alguns métodos de trabalho e organização com o passar do tempo. E é sobre isto que quero comentar um pouco com você!

Vamos supor que numa determinada semana eu tenha que realizar três shows diferentes, de quinta a sábado, algo que é comum, que eu já saiba seus respectivos repertórios e ainda descarte uma série de variáveis, como ensaios com bandas.

Por exemplo, na quinta-feira o show nº 1 seria o Tributo à Rita Lee (repertório de um único artista), na sexta-feira, o show nº 2 seria o do Medusa Trio (instrumental), e no sábado, o nº 3 seria um baile (vários estilos). Considerando que eu tenha uma agenda de aulas mais forte de segunda a quarta e de quinta a sábado seja mais branda, costumo me organizar da seguinte forma:
Na segunda-feira de manhã, eu estudo o repertório nº 3 (baile) dando atenção para aquelas músicas que não toco com tanta frequência, incluindo os ritmos que não são tão familiares para mim, como o frevo.

Na terça-feira de manhã, eu estudo o repertório nº 2 (instrumental), que em geral, exige mais técnica e resistência física. Por último, na quarta-feira de manhã, eu estudo para o show do dia seguinte, o Tributo à Rita Lee, cujo repertório já está bem adiantado e é frequente.

Encerrada esta primeira parte, finalmente no dia de cada show respectivo, eu estudo as músicas que ainda não estão tão seguras ou que demandam mais técnica, como no repertório do show instrumental, além de caprichar nos exercícios de warm up.

Espero que estas dicas lhe ajude a aumentar gradativamente o seu repertório, lembrando que não existem regras, apenas sugestões, e que cada um tem uma forma própria de aprendizagem , certo?

Abraços e bons sons!
Medusa.